Tirantes Protendidos

Tirante é um elemento linear capaz de transmitir esforços de tração entre as suas extremidades: a extremidade que fica fora do terreno é a cabeça e a extremidade que fica enterrada é conhecida por trecho ancorado; e designada por comprimento ou bulbo de ancoragem. O trecho que liga a cabeça ao bulbo é conhecido por trecho livre ou comprimento livre.

A cabeça normalmente escora ou suporta uma estrutura e é em geral constituída por peças metálicas que possuem detalhes particulares para prender o elemento tracionado, tais como porcas, clavetes, botões ou cunhas. Na maioria das vezes, o bulbo de ancoragem é constituído por calda de cimento que adere ao aço e ao solo.

No trecho livre o aço deve estar livre de cimento, ou seja, não deve haver aderência do aço à calda. Para tanto é prática usual se revestir o aço com material que o isole da calda, tal como graxa, tubo ou mangueira de plástico, bandagem de material ou mangueira de plástico, bandagem de material flexível, etc. Para efeito da Norma Brasileira (NBR 5629), o tirante não pode ter um trecho livre com comprimento inferior a 3,00m.

Fases da execução

Na execução do tirante destacam-se as seguintes fases:
Perfuração
Instalação do tirante
Injeção
Protensão
Incorporação